Nadine Mussá29 Jan 2020

acessórios de informática

A paixão por vídeo e fotografia, edição digital e tu

Analógicas ou digitais, as máquinas fotográficas ficam para a posteridade, portanto faz os possíveis para editar as tuas imagens da melhor maneira.

Outrora o público em geral usava as máquinas fotográficas quase só para guardar memórias em álbuns físicos, mas nesta era digital em que as redes sociais estão a tomar conta das nossas vidas, os álbuns são diferentes, e mesmo o mais amador fotógrafo mostra pedaços da sua vida ao mundo.

Não é necessário ser-se fotógrafo profissional para conseguir uma boa fotografia, hoje em dia, tendo em conta que muitos smartphones servem como máquinas fotográficas, de quão boas são as suas câmaras. As aplicações para tratamento de fotos, sejam elas pagas ou uma bênção dos desenvolvedores para iOS e Android, multiplicam-se, e tornou-se relativamente fácil tratar uma fotografia para servir os nossos moldes, especialmente se aspirarmos ser digital influencers ou ter uma incursão pelo mundo da carreira fotográfica, e até mesmo de vídeo, mesmo que apenas na internet.

Hoje trazemos-te algumas possibilidades ao alcance das aplicações de tratamento de fotografia para que entendas o que máquinas fotográficas e smartphones conseguem atingir em conjunto. Talvez seja a inspiração que precisas para melhorar as tuas contas nas redes sociais, apanhar quais os truques por detrás daquelas fotos maravilhosas no Instagram ou, quem sabe, impulsionar uma carreira na fotografia através das redes sociais. Afinal, o tratamento simples e rápido de fotos está agora na ponta dos teus dedos, seja para fotos tiradas com máquinas fotográficas ou diretamente com o teu telemóvel.
 
 
  •          Snapseed
Com mais possibilidades do que outras aplicações gratuitas, esta aplicação traz-te possibilidades como escolher o foco da tua foto. É, também, uma boa aplicação para os comuns tratamentos como vinhetas, molduras, texto, cortar e endireitar as tuas fotos, no entanto, com as capacidades certas, podes fazer as tuas fotos parecerem mais profissionais. Vem com alguns filtros que tu podes personalizar, e o foco que escolhes pode receber tratamento extra, como ajustes na saturação da foto, contraste e até mesmo luminosidade.
 
 
  •         VSCO
Imagina uma aplicação que une a edição de fotos, uma câmara e uma rede social. Não estamos a falar do Instagram, mas sim do VSCO. Com esta aplicação podes pegar nas tuas fotos e, através de filtros, transforma-las em algo semelhante ao que viria de uma câmara analógica. São filtros mais subtis do que o que a famosa rede social oferece e dizem que pode adicionar um toque de classe às tuas fotos. Tal como a aplicação mencionada acima, há aqueles toques de edição que facilitam o tratamento da tua foto, mas a eles adiciona a edição de temperatura ou até mesmo tons de pele nas fotos.
 
 
  •        Prisma Photo Editor
Se te dissermos que podes transformar as tuas fotos em desenhos ou pinturas, poderás alegas que outras apps podem fazer o mesmo, mas o Prima Photo Editor pega nas fotografias tiradas pelas tuas máquinas fotográficas digitais, ou o teu smartphone, e faz esse trabalho com muita mais qualidade. Podes transformar as tuas fotos em algo digno de grandes pintores de renome e apesar de haver uma versão paga com mais funcionalidades, a versão gratuita fornece alguns filtros que decerto acharás interessantes. Também tem a sua vertente de comunidade, pelo que podes apresentar os teus resultados a outras pessoas interessadas em fotografia.
 
 
  •         Adobe Photoshop Express
Disponível para Android e iOS de graça, esta aplicação pega nos aspetos ditos mais famosos da ferramenta de tratamento e fornece-as para quem quer editar as suas fotos no telemóvel. Com filtros e soluções para problemas como olhos vermelhos, e outras funcionalidades, esta aplicação também permite um ajuste automático da qualidade da tua foto. Para acederes a esta app, terás de ter uma conta grátis Adobe, mas com a possibilidade de um mundo de tratamento de imagem, torna-se mais apetecível fazê-lo. 
 
 
  •        Adobe LightRoom CC
Para chegares a um ponto mais longo do teu tratamento de fotos através do teu smartphone, existe outra ferramenta da Adobe que pode dar um aspeto profissional às mesmas. As suas funcionalidades vão muito além do que as da app anterior e podem fazer das tuas fotografias algo digno de um fotógrafo profissional. A luz, distorção, detalhes e cores podem ser ajustados, entre outras funcionalidades e esta aplicação é recomendada por fotógrafos profissionais.
 
 
  •        Visage
Se as selfies são a tua praia, e queres mostrar um lado mais tratado das tuas fotos, esta é a aplicação para ti. Asseguramos-te que não há nada de errado com as tuas características naturais, mas se queres um visual diferente, esta é a app para ti. Retoca a tua pele em mais do que uma maneira, clareia os teus dentes, aplica maquilhagem, mas não te esqueças que as opções para a versão gratuita são mais limitadas e banham-te em publicidade.

 
Mulher a verificar uma fotografia numa máquina profissional
Mulher a verificar uma fotografia numa máquina profissional

 

  •          Foodie
“Olha mãe, sou um instagrammer!” Quem não tropeçou ainda num fotógrafo de comida no instagram que ponha o braço no ar. De modo a que possas partilhar as tuas refeições com aspeto ainda mais delicioso do que à primeira vista, esta app é definitivamente para ti. Será que 30 filtros chegam? Claro que sim! E dedicados especificamente a comida! 
 
 

Existem imensas aplicações nas lojas virtuais, até mesmo gratuitas, que podem fazer do tratamento de imagens provenientes das tuas máquinas fotográficas digitais ou do teu telemóvel algo ainda mais bem conseguido. Desde maneiras de ajustar as tuas fotos mais artísticas, fotos de grupo, selfies e até mesmo a clássica foto de refeição, existe todo um mundo de aplicações para o teu telemóvel que fazem a edição de imagem parecer muito mais simples. 

Aprende mais sobre vídeo e fotografia em tecnologia e informática ou descobre mais truques e dicas aqui

Categorias Relacionadas
sobre o autor
Nadine Mussá
(Copy/Content) Writer

Escritora há largos anos, em vertentes desde copy a content, passando por jornalismo.

Neste projeto contribuiu...

ver perfil
14
Publicações
Experiência relacionadas