Nadine Gomes28 Jan 2020

Modista ou costureira: uma profissão na moda!

A história e a vida desta profissão tão fashion.

Antigamente, a modista ou a costureira era uma profissional autónoma que trabalhava maioritariamente a partir de casa e que desenhava, cortava e costurava modelos de roupas para mulheres e crianças. Para a roupa dos homens, recorria-se aos alfaiates.
 
Não podemos esquecer que na altura não se comprava roupa como hoje em dia. Havia épocas especiais para ter roupa nova: o Natal, a Páscoa,… Contudo, as novas gerações querem cada vez mais voltar a esta prática para ter peças únicas, pensada por elas próprias e sem haver algum tipo de desrespeito dos direitos humanos.
 
Mas, qual é a diferença entre costureira e modista? Simples. A modista entende mais de moda e tendências, como o nome indica. Ela dá dicas úteis para as clientes segundo o que está em voga e valoriza sempre a morfologia do corpo. Faz toda a diferença vestir uma roupa que ninguém vai ter e que cai no corpo como uma luva!
 
Seja para transformações de peças, um vestido novo para uma ocasião especial ou apenas para arranjos, partilho aqui convosco algumas modistas e costureiras com excelentes referências:

·         Cose Well – Lisboa 
·         Arranjo e simpatia – Coimbra 
·         Seja elegante – Porto 
·         Ponto sem nó – Lisboa 
·         Boutique Isabel Talina – Vila Nova de Famalicão 
·         João Freitas Mata – Guimarães 
·         Mundo da Costura – Cascais 
·         Marina Costa & Sousa – Rio Tinto 
·         MMS Confeções – Algés 
·         Praf Criações – Braga 

Numa época em que os workshops de ‘corte e costura’ e os programas televisivos sobre moda estão em alta, aposte nesta velha prática com tanta história e volte a viver a moda com paixão e criatividade!
categorias relacionadas
sobre o autor
Nadine Gomes
Freelancer Marketing Consultant

Comunicar é a ‘minha praia’, quer seja em meios mais institucionais ou mais informais. Adoro um bom filme, boa...

ver perfil
17
Publicações
Experiência relacionadas