Luísa Santos28 Jan 2020

Bibliotecas online: 20 sites com livros grátis

Não precisas mais de pagar para ler livros.

A Era Digital chegou para ficar e tem revolucionado cada uma das áreas que conhecemos. Até na mais provável delas, como é o caso das bibliotecas, isso aconteceu - o que comprova que, a tendência, é para ficar. Conhece as bibliotecas online onde podes ler livros de forma gratuita.

15 Bibliotecas online para ler livros

Queres muito (re)começar a ler, mas não queres gastar mais do que podes? Não te preocupes, porque temos a solução para ti: com estes sites, vais poder encontrar livros digitais de todos os tipos, desde os policiais aos de ficção científica. É verdade que estas plataformas não substituem as centenas de bibliotecas que temos no nosso país, mas o seu fácil acesso é uma grande mais-valia.

1. Biblioteca Digital Camões
Esta é uma iniciativa do Governo português, que tem como principal objetivo facilitar ou, melhor dizendo, "democratizar" o acesso a livros que estão entre os maiores clássicos nacionais. Na plataforma, podes também encontrar obras por área, isto é, arquitetura, cinema, educação, história, geografia, entre (tantas) outras. 

2. Domínio Público
O Domínio Público é uma plataforma brasileira, que disponibiliza livros (em PDF) de todos os géneros de forma gratuita. Lá, podem ser encontradas obras de vários autores brasileiros, mas também conta com exemplos nacionais e internacionais, como é o caso de Fernando Pessoa, Oscar Wilde, Camões, Gil Vicente, José Saramago, William Shakespeare, entre tantos outros.

3. Google Books
O Google aloja milhões de obras escritas em centenas de línguas diferentes. Nem todos os livros que se encontram no Google Books são gratuitos, mas há uma grande parte que o é, pelo que podes, mais tarde, comprar aqueles que preferires.

4. Virtual Books
Apesar de ser um site brasileiro, o Virtual Books aloja milhares de livros nas mais variadas línguas, como é o caso do francês, alemão, inglês, espanhol e italiano. É através da língua na qual estão escritos que os livros estão organizados, pelo que não deverás ter dificuldade no acesso.

5. HotFreeBooks
Esta não é a biblioteca online indicada para consultar grandes clássicos da literatura, pelo que, neste site, encontras títulos mais "leves" - de entre um total de mais de 20.000 livros. A plataforma dispõe ainda de uma tecnologia que permite saber a definição imediata de cada palavra ao clicar na mesma - interessante, não é?

6. International Children's Digital Library
De todas as bibliotecas online mencionadas neste artigo, esta é a que melhor se adequa às crianças que estejam a aprender inglês. A maior parte dos livros é ilustrada e contada de forma mais acessível e de rápida compreensão.

livro-digital.jpg


7. LER+ - Biblioteca de Livros Digitais
Trata-se de outra iniciativa do Governo português, que disponibiliza, de forma digital, livros muito específicos, que se direcionam a crianças e também aos mais jovens. As principais coleções são as seguintes:

  • Zero Desperdício;
  • Cidadania;
  • Livros do Oriente;
  • Concelhos de Portugal;
  • Catástrofes;
  • Alimentação Segura, Saudável e Sustentável.

8. BookBoon
Na BookBoon, encontras livros em inglês mais direcionados para o contexto profissional. Entre as principais áreas disponíveis encontram-se Economia, Finanças, Engenharia, Marketing e Ciências Naturais. Todos os eBooks podem ser descarregados de forma gratuita, ainda que existam outros, de acesso premium, que são pagos.

9. World Library of Science
A World Library of Science é um projeto criado pela UNESCO direcionado para a consulta de livros científicos, muito procurados em contexto académico. Para além de livros, podes também encontrar artigos e vídeos elucidativos de determinado tema.

10. Biblioteca Nacional Digital
Neste site, encontras uma grande variedade de livros digitalizados que podes consultar a qualquer altura. O foco desta plataforma prende-se com os principais autores portugueses, pelo que, nesta plataforma, não encontras livros de outras áreas.

11. Europeana
Esta é uma das bibliotecas online mais tranversais desta lista, isto porque é mantida por várias instituições europeias, cujo contributo é fulcral para a constante atualização e manutenção do catálogo digital. O conteúdo está disponível em várias línguas e pode ser acedido consoante a área de interesse do utilizador.

12. Project Gutenberg
Neste "projeto", são mais de 100 mil os livros digitais que podem ser encontrados. De acordo com a categoria escolhida ( Romance, Política, Poesia, História, Teatro, entre outras), encontras milhares de obras em diferentes línguas.

13. Read Print
No Read Print, há mais de 8 mil livros digitais disponíveis. É uma biblioteca online muito completa e indicada para aqueles que procuram clássicos universais. Nomes como os de Jane Austen, Charles Dickens, William Shakespeare, Edgar Allan Poe e Agatha Christie podem ser encontrados no catálogo.

14. Open Library
Dos milhares, passamos para os milhões de livros grátis que podes encontrar na Open Library. Esta biblioteca online foi inicialmente criada para catalogar os livros de todo o mundo, tornando-se rapidamente famosa pelo seu catálogo extenso de obras em várias línguas.

15. Internet Archive
Esta é uma das plataformas na Internet à qual mais se recorre, não só para consultar livros, como também artigos ou outro tipo de obras. No catálogo digital, encontram-se também músicas, filmes, gravações, imagens, entre outros. Falamos, por isso, do "Arquivo da Internet", onde se pode encontrar (basicamente) tudo aquilo que está guardado na Web.
categorias relacionadas
sobre o autor
Luísa Santos
Content Writer

A paixão pelas palavras acompanha-a desde sempre e a curiosidade por aquilo que não sabe leva-a a verbalizar todas as...

ver perfil
61
Publicações
Dicas relacionadas