Miguel Arranhado15 Nov 2019

chaves e fechaduras

Problemas com as portas de casa? Descobre como resolver

Para te facilitar a vida, tens aqui alguns motivos para a tua porta estar avariada.


É muito comum existir na nossa casa uma porta que apresenta um problema qualquer. Sejam portas de madeira ou portas blindadas, todas elas acabam por ter algum problema e deixam de funcionar tão bem como deviam.  

Mesmo que a porta não esteja a precisar de ser arranjada, irá, pelo menos, necessitar de uma manutenção. Contudo, se a tua porta já começa a dar sinais de ter algum problema, quanto mais tempo esperares para o resolver, pior ela irá ficar. Sabias que muitos desses pequenos problemas podem resolver facilmente e a um preço reduzido? Então, lê este artigo até ao fim e irás descobrir que, em algumas situações, não é assim tão difícil de arranjar como parece.

A porta não fecha?


Se a tua porta não fecha, fecha com dificuldade ou precisas de forçar um pouco para ela fechar bem, então, precisas de ver se a porta está em bem instalada. Caso o canto superior estiver inclinado para baixo, basta mudares os parafusos das dobradiças para uns maiores e mais longos.

Se os parafusos que estão a ser usados são os acertados, tenta ajustar a contra testa, que deve ter sido colocada um pouco acima ou abaixo do local certo. Sendo este ajuste a solução do problema, aconselhamos-te a estares atento, para o caso do problema voltar, porque podes precisar de trocar a contra testa por uma maior.

A porta faz muito barulho?


Este é um problema muito comum na grande maioria das portas. Sabias que um pouco de óleo pode resolver este problema por muito tempo?

Na maioria dos casos, a porta range, porque as dobradiças estão com ferrugem ou ressequidas. Algo que se resolve, se puser um pouco de óleo para as lubrificar.

Se elas estiverem muito sujas, então, neste caso será melhor tirá-las para as limpar e, de seguida, lubrificar com óleo. aí é melhor retirar e fazer uma limpeza seguida de lubrificação com o óleo.

No entanto, tem em atenção que, se os pinos estiverem soltos, a porta também pode fazer barulho. Para resolver o problema, basta trocá-los e, caso seja preciso, trocar os pinos por outros do mesmo calibre.

A porta bate na parede?


Este é um daqueles problemas que é muito fácil de resolver. É só comprares um batente de porta, que é muito fácil de encontrar e existem vários para qualquer tipo de gosto. 

Depois é só instalares o batente no chão e a porta vai deixar de bater.

A porta está empenada?


Já ficaste preso em casa, porque a tua porta ficou empenada? Este problema está relacionado com a fechadura e irás perceber isto, se observares se ela se mexe ou bloqueia, ao abrir ou fechar a porta.

Precisas também de ver os espaços à volta da porta, uma vez que, caso exista uma diferença entre a parte superior ou inferior, precisas de lixar a parte que estiver mal. Contudo, tem cuidado, porque, neste caso, será melhor chamares um profissional para tratar do assunto e não danificares a porta.

A porta tem um buraco?


Para poderes resolver este problema, é necessário muito trabalho e cuidado. 

Nas portas de núcleo oco, normalmente utilizadas nas casas de banho ou nas dispensas, podem surgir alguns buracos e irás necessitar de uma faca afiada para as arestas do buraco, de forma a que fiques as bordas do buraco limpas. Depois, necessitas de colocar uma folha de papel amassada por baixo do buraco, para que a espuma de enchimento que irás usar não escorra para dentro da porta.

Enche o buraco com espuma de spray até que tenhas uma bolha de espuma. Para que a espuma seque bem, retira os restos com uma faca e deixares o enchimento nivelado com a porta. Depois de seco, coloca um pouco de massa nas áreas à volta do buraco e retira os excessos com uma espátula larga.

Por fim, lixa a tua superfície de trabalho até que fique macia e dá-lhe uma pintura.

A porta não fecha/tranca?


Este problema, por norma, é causado pela fechadura ou canhão. No entanto, também pode estar relacionado com a placa onde os pinos da porta encaixam sempre que a fecha ou tranca.

Olha bem para a placa para tentares perceber se existem algumas marcas que indiquem que os pinos estão está acima ou abaixo dos buracos onde têm de encaixar. Se existirem marcas, podes usar uma lixa para metais e lixar um pouco os buracos para que eles fiquem um pouco maiores.

Depois de leres toda a informação que te passámos e de aprenderes um pouco sobre como resolveres os teus problemas, está na hora de meteres mãos à obra, para deixares de ter problemas com as tuas portas.

Contudo, se mesmo depois desta leitura continuares inseguro em relação ao trabalho que tens de fazer, então, o mais acertado será chamar um técnico para te ajudar. Apesar de parecer fácil, a verdade é que é necessária muita precisão, concentração e muito conhecimento sobre todas as partes que compõem uma porta. Se for feita sem cuidado, corres o risco de piorares a situação. 
categorias relacionadas
sobre o autor
Miguel Arranhado
Consultor de Marketing Digital

Já fui chamado por muitos nomes. “Editor”, “Chato”, “Chefinho”, ou (o meu preferido) “Mini-Chefe”. Sou amante das...

ver perfil
45
Publicações
Dicas relacionadas