Nadine Mussá28 Jan 2020

máquinas de roupa

Eletrodomésticos indispensáveis: máquinas de roupa

Não dá para fugir a alguns eletrodomésticos, e as máquinas de roupa são um bom exemplo

Dizem que as máquinas de roupa, de lavar, secar, ou ambas, se as tiveres, são os eletrodomésticos que mais eletricidade consomem, mas a verdade é que não dá como fugir facilmente ao uso desta máquina para ter uma vida mais fácil e inserir a tarefa de lavagem de roupa no teu quotidiano. As máquinas de lavar roupa são, indubitavelmente, necessárias para que possas manter a tua vida em ordem, e felizmente, mesmo que não tenhas posses ou espaço para ter a tua máquina de lavar ou secar roupa própria, já existem alternativas. O conceito de laundromat: as lojas ou locais onde podes usufruir destes tipos de máquinas de uma forma possivelmente mais económica, já chegou a Portugal, e devido ao seu sucesso, é cada vez mais fácil encontra-lo nas grandes cidades em várias localizações. Voltando a tua casa, caso tenhas máquinas de roupa, existem alguns truques e dicas que podem tornar a tua vida mais fácil, além dos modos de utilização corretos e a possibilidade de economizar.

Falemos, então das máquinas de roupa, de modo a que tenhas o melhor desempenho com elas em casa ou nos tais landromats.


  •  Calcula quais as opções que funcionam melhor para ti
     Vale a pena teres a tua própria máquina de lavar, ou de secar, ou sai-te mais barato ir a um espaço de limpeza de roupa comunal? Se não sujas muita roupa, ou precisas de lavar grandes peças, talvez os chamados laundromats – lavandarias públicas – sejam a melhor opção para ti. Talvez se calculares o gasto energético destas máquinas em casa comparando com o que gastarias nestes lugares através das moedas que fazem as máquinas girar, e talvez o consumo de gasolina, gasóleo, ou transportes até chegar ao local, podes perceber qual a opção que mais vale a pena.  

  • Lê bem as instruções
     O uso devido das tuas máquinas de roupa pode ajudar-te não só a um uso mais eficiente mas também na poupança de energia. Ao saberes exatamente como usar as tuas máquinas, podes usufruir melhor delas e talvez poupar nos gastos. 
     
  • Aproveita os horários de consumo mais poupado de energia
     Algumas companhias de eletricidade possibilitam que tenhas um horário em que poupas mais energia, geralmente à noite e em períodos específicos da semana. É nesses momentos que deves fazer uso das tuas máquinas de roupa, tanto a de lavar como a de secar, deste modo, podes cortar nos gastos no que diz respeito aos supostos eletrodomésticos que mais pesam na fatura da luz. 

  • Espera até teres uma máquina completa
    Por vezes poderá ser complicado teres uma quantidade suficiente de roupa clara, colorida, ou escura, mas ao esperares até conseguires fazer uma máquina completa em termos de peso, poupas energia na medida em que gastas o suficiente para uma lavagem completa em vez de pequenas quantidades de roupa. 
     
  • Faz uso dos programas corretos de lavagem
     Algumas máquinas ajudam-te a escolher o melhor modo de lavagem para a roupa que tens de lavar. Os ciclos curtos, os ciclos adaptados ao tipo de roupa ou tecido, podem ser os teus melhores amigos, e permitir-te lavar tudo devidamente, muitas vezes até poupando nos teus gastos. Em alguns casos poderás ter programas de lavagem mais adequados à roupa clara ou escura e, sem dúvida, modos de lavagem para roupa mais delicada. Podes, também, fazer uso de outros benefícios que vêm com as máquinas, como o temporizador e o alarme de término de lavagem.

Máquina de roupa aberta com peças de roupa cor de rosa penduradas
Máquina de roupa aberta com peças de roupa cor de rosa penduradas

  •  Considera ter uma máquina de secar roupa como auxílio
    Nem toda a gente tem espaço onde secar a sua roupa, seja num estendal exterior ou interior, mas mesmo tendo, as máquinas de secar podem ser de grande utilidade. Sabias que muita roupa sai da máquina de secar direitinha e permite-te arruma-la sem ter de a passar a ferro? Neste ponto, podes gastar energia na máquina, mas recuperas os gastos ao não ter de engomar a tua roupa. 

  •  Mantém as tuas máquinas de roupa limpas
    A tua máquina de lavar roupa, tal como a de secar, precisa de se manter limpa. Fatores como o nível de calcário na água, ou particularidades do que lavas podem afetar o filtro da máquina, pelo que é importante que vás fazendo uma manutenção constante, bem como a pontual. A limpeza do filtro e as pastilhas anticalcário são bons exemplos de recursos que não podes ignorar. No que diz respeito à tua máquina de secar roupa, é imperativo que limpes o filtro da máquina entre cada secagem para retirar impurezas que ficam lá acumuladas. 
    A utilização correta das tuas máquinas de roupa é essencial para a sua devida eficácia, pelo que deves ter um bom conhecimento do seu funcionamento, não só através dos manuais, mas como a aprendizagem com a vertente prática das tuas máquinas de lavagem e secagem de roupa.

  •  Considera a compra de uma máquina combinada
Ao teres uma máquina que lave e seque a tua roupa pouparás certamente tempo. Algumas pessoas defendem que estas máquinas são menos proveitosas no sentido de, caso haja alguma avaria, ambas as funcionalidades ficam limitadas ou impedidas, no entanto, a utilização de uma máquina combinada poupa-te o tempo de mudar a roupa de máquina e, após todo o processo, tens apenas que dobrar e arrumar a tua roupa.

Existem benefícios, truques e dicas para uma utilização correta da tua máquina de lavar ou de secar roupa, pelo que podes tirar o máximo benefício delas e, com isso, facilitar a tua vida em termos de tempo de lavagem e secagem, bem como o teu próprio tempo. Aconselhamos que tenhas esta lista em consideração quando ponderares a compra de uma máquina de roupa.

Lê mais material nosso sobre eletrodomésticos  ou acede a mais dicas aqui.

 

categorias relacionadas
sobre o autor
Nadine Mussá
(Copy/Content) Writer

Escritora há largos anos, em vertentes desde copy a content, passando por jornalismo.

Neste projeto contribuiu...

ver perfil
14
Publicações
Dicas relacionadas