O seu navegador é demasiado antigo. Algumas funcionalidades poderão não funcionar.

Por favor faça download de um navegador mais recente aqui. Obrigado!

Nadine Gomes02 Set 2021

Jogos com bonecas e peluches para estimular a linguagem

Os estímulos da fala para uma criança

Fonte de estímulos é fundamental para o bom desenvolvimento cognitivo e emocional da criança, os jogos são muito relevantes para estimular a fala e a linguagem dos mais pequenos.

Através dos jogos de 'faz de conta', além de poder melhorar a concentração, a memória, a atenção visual e auditiva e, claro, a imaginação, as crianças aprendem a desenvolver conversas de diferentes personagens, aprender novo vocabulário, inventar regras, imitar comportamentos, entre outros. 
Desta forma, enquanto jogam, as crianças estão imersas num mundo contextualizado que propicia o desenvolvimento da fala, do vocabulário e da linguagem.

Segue a lista dos jogos que oferecem momentos muito especiais e inesquecíveis com a criança (as bonecas e os peluches não podem faltar!):
  1. Brincar ao restaurante: nesta situação, a criança pode ser o cozinheiro, o chefe de mesa ou o próprio cliente. Nada melhor para desenvolver o vocabulário dos alimentos, de alguns pratos ou até mesmo as boas maneiras a adotar à mesa. Podes juntar à mesa vários peluches ou bonecas para ter mais pedidos originais (com vozes mais graves ou agudas).
  2. Consulta no médico: aqui, a maior parte das crianças vai escolher ser o médico. Dar vacinas aos peluches, ouvir os batimentos cardíacos,... tudo para falar e recomendar algumas dicas úteis para a saúde de todos (comer mais legumes, a sopa, menos bolos...)! Outra mais-valia deste jogo: perder o medo de ir ao médico. Mostrar que os médicos são amigos e atenciosos. 
  3. A hora do chá: um jogo fantástico! Nesta situação, todos os bonecos são convidados. Preparar o chá, um prato com bolachas ou bolos pode durar horas e horas.
  4. Cuidar e dar banho ao peluche: as regras de higiene também são importantes e nada melhor do que fazer de conta que um peluche já cheira mal ou precisa de um banho urgentemente. Neste jogo de 'faz de conta', podes incentivar o vocabulário das partes do corpo: vamos lavar os pés, agora, as mãos... eles vão adorar!
  5. Ir ao salão de beleza: por último, nada melhor do que um spa! Os peluches e as bonecas vão adorar com certeza! Lavar e pentear o cabelo, maquilhar, cuidar das unhas, e claro , falar sobre o tempo, os amigos da escola, as últimas asneiras. Tanta criatividade!

Um ponto interessante é observar como as crianças gostam de repetições: nas brincadeiras, assistir ao mesmo filme várias vezes, cantar as mesmas músicas, ouvir as mesmas histórias... Esse comportamento demonstra bem que criar e manter rotinas é muito relevante para a formação das memórias cerebrais e do vocabulário. Por isso, cante, brinque e converse com a sua criança! É o melhor para o seu desenvolvimento e para a vossa relação.

Se precisar de uns peluches ou bonecas a mais para ensaiar um destes jogos, podes encontrar tudo na Toys R'us ou numa das lojas indicada nas Páginas Amarelas.

Não espere mais! Logo, no final do dia, escolha um destes jogos para ver a reação da criança e confirmar que, após várias experiências, as conversas são mais produtivas, complexas e essas brincadeiras vão tornar a vossa relação ainda mais cúmplice.
Boas encenações!
Categorias Relacionadas
sobre o autor
Nadine Gomes
Freelancer Marketing Consultant

Comunicar é a ‘minha praia’, quer seja em meios mais institucionais ou mais informais. Adoro um bom filme, boa...

ver perfil
23
Publicações
Dicas relacionadas