Nadine Mussá28 Jan 2020

Como escolher estalagens ou outros alojamentos para as tuas férias

Dicas para a escolha de estalagens e outras opções

Quando chega a altura de marcar as tuas férias poderás optar por estalagens recomendadas por turismo planeado – agências de viagem – ou decidir por ti os caminhos a seguir e, claro, onde ficar, para que possas desfrutar das mesmas de acordo com os teus gostos e necessidades, desde a opção mais barata à mais luxuosa. Devido à mudança de termos no que diz respeito a turismo, as antigas estalagens deram lugar a uma panóplia de diferentes denominações de alojamento, desde hotéis à beira da estrada na Nacional 2 a hospedarias campestres no Alentejo. 

Existem alguns pontos a ter em conta no que diz respeito a férias dentro de Portugal. Uma das questões a colocar a ti e a quem viajará contigo é quais são as prioridades e as caraterísticas ideais do alojamento onde poderão ficar.

Existem diversos tipos de alojamento, desde um hotel, ao aluguer de casas para estadia temporária, passando pelo aluguer de um quarto numa Casa de Campo, que agora se insere agora na categoria de estalagens. Em todos os casos, poderás decidir o que realmente procuras e está de acordo com o tipo de férias que pretendes ter. As estalagens tanto podem estar inseridas no campo, para turismo rural, ou em zonas mais movimentadas como ponto de passagem para viagens mais dinâmicas.

Alguns dos critérios que poderás ter em consideração

O ambiente envolvente
Procuras uma cidade nova para explorar, uma zona campestre para desfrutar longe da vida caótica de uma cidade, ou ficar perto da praia? Estas três opções são apenas o início da filtragem para que tenhas uma ideia do que procuras.

 

A estação do ano
As condições atmosféricas têm um papel importante na escolha de um local onde ficar. Poderás optar por uma estalagem ou outro tipo de alojamento onde o sol se destacará ou um lugar acolhedor onde o interior é o mais importante, dependendo da altura do ano em que terás as tuas férias.

 

A relevância externa para ti e para os teus
Decerto terás preferências no que diz respeito ao teu alojamento para férias. Uma piscina poderá marcar toda a diferença numa estalagem, mas atividades na Natureza também são a preferência de muitos. Assim como estas duas características – e outras semelhantes – poderás estar inclinado para um retiro espiritual ou uma vida noturna cativante. É importante adequar a escolha de alojamento a quem nele ficará hospedado.

 

O teu objetivo
O objetivo para as tuas férias é também algo a ter em conta. Se és amante de Natureza, talvez uma localização verdejante e com potencial para desfrutar da tua preferência em pleno talvez seja a melhor opção para ti e para os teus. Caso os desportos náuticos sejam a tua praia, tanto poderás optar por água doce como salgada dependendo do que pretendes praticar ou aprender. Para um relaxamento puro, talvez uma estalagem recôndita poderá trazer-te mais benefícios, ou, se pretendes incluir-te numa comunidade acolhedora, poderás optar por Turismo de Aldeia. Turismo numa cidade longe da tua poderá ser o caminho a seguir para conhecer museus, marcos históricos ou outros pontos de interesse turístico, como o ambiente noturno ou visitas guiadas, enquanto estalagens à beira da estrada poderão dar-te o merecido descanso numa viagem baseada no caminho e não num local específico.

 

As características internas do alojamento
Uma lareira nos dias frios, uma piscina interior, um bar, um parque infantil, ou a possibilidade de atividades ligadas ao alojamento diretamente poderão ser também fatores a considerar quando escolhes a tua hospedagem. Existem outras caraterísticas físicas ou abstratas que poderão ser do teu interesse, tal como desfrutar do que o interior da estalagem tem para oferecer, como uma banheira de hidromassagens ou a disponibilidade de jogos de entretenimento para ti ou para os teus filhos.

I
Praia rochosa num dia de sol
Praia rochosa num dia de sol


Turismo específico
Tal como mencionado anteriormente, existem diferentes tipos de habitação de férias, orientados para as tuas preferências, mas também existe uma questão mais abrangente, como o tipo de turismo que pretendes fazer. Pergunta-te se necessitas de um local calmo onde pode fugir da tua rotina, algo mais ativo para despertares o teu corpo, um ponto de passagem ou um retiro para acalmar a tua alma. Ir para fora dentro do país oferece-te todas estas opções, e muitas outras mais, que poderão ir de encontro ao tipo de Turismo ou, no geral, férias das quais necessitas.

 

Em suma, existem diversos fatores a ter em conta no que diz respeito a estalagens ou outros tipos de alojamento temporário para poderes ter umas férias memoráveis. Desde os teus objetivos gerais, aos mais específicos, bem como os das pessoas que te poderão acompanhar, existem inúmeras sugestões de estalagens e outros alojamentos dentro do país para ti e para os teus amigos ou familiares, caso esta segunda ideia seja aplicável. Poderás encontrar mais sobre este assunto em turismo rural ou em atividades turísticas e poderás encontrar neste site uma lista destes tipos de hotelaria em Portugal. Se vais para fora, as opções e decisões multiplicam-se! Não te esqueças da tua reserva! 
categorias relacionadas
sobre o autor
Nadine Mussá
(Copy/Content) Writer

Escritora há largos anos, em vertentes desde copy a content, passando por jornalismo.

Neste projeto contribuiu...

ver perfil
14
Publicações
Dicas relacionadas