Nadine Mussá29 Jan 2020

lavandarias

engomadorias

Limpezas de Roupa: Quando as engomadorias são as tuas melhores amigas

Limpezas e Engomadorias – nem toda a gente gosta de engomar, e tu?

Serviços de limpezas e engomadorias podem ser a salvação de muita gente. Afinal, o tempo que te resta depois de um dia de trabalho nem sempre é o suficiente, e o dia de folga mais parece um dia de trabalho, com tanto para fazer em casa entre limpezas e arrumações, filhos e muito mais. 

A ideia de engomar roupa está a cair em desuso, com tanta juventude à procura de roupa que não precisa de ser engomada, mesmo quando uma peça de roupa, ou uns lençóis engomados parecem mais aconchegantes. Felizmente, para este problema, há uma boa solução: as engomadorias. Claro que neste momento poderás estar a pensar na conta da luz e em quanto gastarias a mandar engomar a tua roupa, e passar a ferro pode ser terapia para muita gente, mas muita gente detesta também.

As engomadorias, como outras empresas de limpezas e arrumação podem ser a solução, se tiveres possibilidades para tal. Hoje em dia existem soluções para bolsos diferentes, e desde uma pessoa que possa dar uma mão lá em casa na limpeza e outros assuntos a uma bela engomadoria que te poupe tempo e energia, talvez passar a ferro passe a ser algo mais apetecível para quem desfruta do resultado final.

Hoje viemos falar de limpezas, lavandarias, e engomadorias, porque organização e arrumação são temas muito em voga, e, mesmo que não fossem, decerto concordarás que trazem todo um novo conforto ao teu lar.

Muitas pessoas estão a abdicar de comprar máquinas de lavar roupa, de secar, e aquele ferro clássico está a dar lugar ao seu sucessor – porém mais dispendioso – ferro a vapor a pressão que deixa a tua roupa direitinha como que vinda de uma engomadoria. A questão é: estás disposto a comprar todos os apetrechos, que podem sair caros, ou preferes ir por outros caminhos? 

Oferecemos-te aqui algumas ideias de como lidar com a tua casa e roupa com menos trabalho e mais satisfação, portanto presta atenção e talvez gostes de alguma sugestão.

Lavandaria DIY
A expressão DIY (do it yourself) é um estrangeirismo muito popular hoje em dia. Várias pessoas com o toque certo para tudo e aprendizes também aprendem online como fazer um pouco de tudo e não precisam que lhes ensinem os detalhes de separar a roupa, os truques para facilitar a vida, lavar mais a fundo, ou poupar nas contas e o Ambiente também, já que estamos numa era em que se sabe que quanto mais se poupar, melhor! A velha tarefa de fazer tudo sozinho em casa está a ser ultrapassada por serviços de limpezas, lavandarias, e engomadorias, então vê as outras opções que temos preparadas para ti.
 
 
 Lavar a roupa num laundromat 
As lojinhas e recantos onde podes pôr moedinhas, o teu detergente favorito, um amaciador cheiroso – quem sabe até amigos do ambiente – e sair de lá satisfeito surgiram em Portugal há não muito tempo, mas rapidamente ganharam fãs. Desde os estudantes universitários que antes lavavam a roupa em casa dos pais aos adultos que dispensam gastar um balúrdio em máquinas de lavar roupa, que são os eletrodomésticos que mais eletricidade gastam em casa, as máquinas comunitárias tornaram-se num sucesso.

Linha de máquinas de roupa numa lavandaria self-service
Linha de máquinas de roupa numa lavandaria self-service


Secar a roupa num laundromat
Do mesmo modo que podes ir a uma daquelas lojinhas self-service para tratar da lavagem da tua roupa, podes ir lá só para a secar, especialmente no Inverno, um inferno para ter a roupa pronta a usar. Com as moedinhas suficientes podes até lavar e secar, a roupa sai direitinha, e chegas a casa com tudo dobrado e pronto a ser arrumado no teu armário como se fosse feito em casa.
 
 A tradicional lavandaria
Há muito quem recorra à lavandaria tradicional para lavar aquelas peças complicadas de lavar em casa, como tapetes e cobertores, ou para retirar nódoas difíceis que nem os truques da internet nem as mezinhas de família conseguem resolver. Estes fins estão, no entanto, ultrapassados. Algumas pessoas, cansadas de não ter tempo para lavar, secar, e engomar a roupa, recorrem às lavandarias para tratar do peso de cuidar da roupa. O detalhe de muitas lavandarias serem engomadorias é um benefício que poupa trabalho, tempo, e chatices.

O serviço privado da lida de casa
Do mesmo modo que lavandarias – e engomadorias – podem entregar as peças em tua casa, dobradinhas como se fossem novas, também alguns profissionais privados o fazem. Recorrer a serviços de limpezas e engomadorias privados ou de empresas especializadas com entrega ao domicílio parece vindo de um sonho, e realmente ter a roupa tratada e entregue em casa é um alívio para aqueles que não têm tempo para tratar de tudo. Outra hipótese é contratar alguém trate da tua roupa, atoalhados, lençóis, cortinas, chão, cozinha, o que precisares, em tua casa, por ti, e nesse ponto também há a opção privada e de empresas. Menos uma tarefa em casa é menos um peso na tua rotina, melhor ainda se incluir limpeza.
 
Engomadorias
Que alívio são as engomadorias! Afinal, além das peças mais comuns, há outras que são tarefa árdua para pôr em ordem. Enquanto os vincos das calças estão quase a ser ultrapassados – e muita gente agradece – não há muito como fugir às camisas para certos tipos de emprego. A solução passa pelas engomadorias, que te tratam do assunto e levantam esse encargo da tua vida. Mais uma vez as engomadorias que entregam em casa ganham pontos, e com o avançar dos tempos há sempre novos serviços a surgir que só fazem da tua vida muito mais fácil.
 
Como podes ver, há bastante por onde escolher, e a tua vida pode se tornar muito mais fácil sem ter de comprar eletrodomésticos e passar a vida a tratar da roupa. As engomadorias, lavandarias, laundromats e serviços domésticos estão aqui para te salvar a vida, e muitos estão ao virar da esquina ou à distância de uma chamada!        

Para mais sobre limpeza, podes ir a serviços, e para engomadorias aqui
Categorias Relacionadas
sobre o autor
Nadine Mussá
(Copy/Content) Writer

Escritora há largos anos, em vertentes desde copy a content, passando por jornalismo.

Neste projeto contribuiu...

ver perfil
14
Publicações
Dicas relacionadas