Nadine Gomes28 Jan 2020

Os benefícios dos cosméticos naturais

Benefícios dos cosméticos e algumas dicas úteis.

Hoje em dia, ter uma pele saudável não pode ser considerado apenas como uma questão de estética ou até de vaidade. Já toda a gente sabe que a pele é o maior órgão do corpo humano e, por isso, se faz todo o sentido preocupar-nos com aquilo que comemos, também faz sentido dar mais atenção aos produtos absorvidos pela nossa pele. 

Infelizmente, na área da cosmética, ao contrário da alimentação, não existe ainda uma legislação para a rotulagem. Desta forma, torna-se missão impossível decifrar os ingredientes de um creme de dia ou de um simples batom do cieiro. 
Dica nº1: visitar o site da EWG que disponibiliza toda a informação sobre os ingredientes existentes e o seu teor de toxicidade. Porque o que é considerado ‘bio’ nem sempre é bom!

Mas, a transição dos cosméticos normais para os naturais pode ser difícil. Por isso, o melhor será começar esse processo com a utilização de óleos vegetais e argilas. Por exemplo, o óleo de coco pode substituir o desmaquilhante. Quanto à argila, é ótima para máscaras faciais, mas também como esfoliante. Pode sempre pedir ajuda a uma loja perto de si: como, por exemplo, a loja Laverde em Branca.

Além disso, esses produtos naturais são amigos da natureza e podem ser feitos em casa com ingredientes como o café, o sal marinho, o pepino, a aloé vera, o alecrim…

Deixo aqui uma ´receita´caseira para um tónico facial com água de arroz (sou fã!):
Esse cosmético natural e caseiro é utilizado pelas mulheres na Ásia para limpar suavemente a pele e tem propriedades rejuvenescedoras (incluindo eliminar manchas). 
Precisas apenas de uma chávena de arroz e de uma chávena e meia de água. Colocas tudo num frasco com tampa e deixas descansar por uma noite. Depois, coas o arroz e guardas a água num recipiente com spray. Fácil, económico e a pele agradece!

Assim, uma rotina de beleza com cosméticos mais naturais pode fazer toda a diferença. Óleos essenciais, uma composição mais natural, sem testes em animais…  são argumentos que tocam a nossa consciência, o nosso bem-estar. 

Tem mais alguma receita caseira com ótimos resultados para partilhar connosco?
Categorias Relacionadas
sobre o autor
Nadine Gomes
Freelancer Marketing Consultant

Comunicar é a ‘minha praia’, quer seja em meios mais institucionais ou mais informais. Adoro um bom filme, boa...

ver perfil
17
Publicações
Dicas relacionadas