Nadine Gomes28 Jan 2020

O que dizem os teus olhos? Que precisas de óculos!

Sintomas associados à perda de visão ou outro problema visual.

A visão é um sentido muito importante para as nossas tarefas do dia-a-dia. Por isso, cuidar dos nossos olhos e das suas necessidades deve ser uma prioridade para todos! Quando não vemos bem, prejudicamos a nossa qualidade de vida, a nossa segurança e a dos que nos rodeiam.

Infelizmente, se precisas de usar óculos graduados, os vários sinais que podes estar a sentir são facilmente confundidos com outras causas: cansaço, má alimentação, stress... Por isso, descobre aqui alguns dos sintomas mais comuns que podem ajudar a saber que está na hora de comprar uns óculos ou lentes de contacto:

1.       Visão desfocada

Se tiveres dificuldade em ver objetos ao perto ou ao longe, podes ter astigmatismo. Se não conseguires reconhecer uma pessoa bastante perto de ti, podes ter miopia. Estes problemas visuais são os mais recorrentes e precisas de fazer um simples teste optométrico para saber a graduação que necessita. Depois, resta saber se preferes usar óculos graduados ou lentes de contacto.

2.       Vista cansada

Se colocas o teu livro ou telemóvel longe de ti para poder ver melhor um texto ou uma imagem, estes são sintomas de vista cansada ou presbiopia. Esta situação é cada vez mais comum a partir dos 40 anos, uma vez que temos um contacto mais frequente com ecrãs e aparelhos eletrónicos. Neste caso, o tratamento é bastante simples, basta usar uns óculos de descanso algumas horas e ter alguns cuidados, para poder ver televisão e trabalhar no computador sem sentir cansaço nos olhos ou dores de cabeça.

3.       Dores de cabeça

As dores de cabeça e enxaquecas podem acontecer por diversas razões. Mas, se tiverem associadas a outros sintomas como: vista cansada, comichão nos olhos, lacrimejar,… então, existe uma grande probabilidade de ser um problema da visão. Estas dores de cabeça acontecem porque fazemos um esforço tremendo para conseguir ver ou decifrar algumas imagens ou objetos (quer seja no trabalho, em casa, na estrada,…). Este sintoma é um simples aviso do nosso corpo para ir a um oculista ou uma ótica o quanto antes! 

4.       Franzir os olhos

Pode pensar que é uma forma de poupar a sua visão, mas está errado! Ao franzir os olhos para ver melhor, para além de criar rugas desnecessárias, o esforço é o mesmo, e a miopia deve ser a causa deste reflexo... que se pode agravar com o passar do tempo! Esta situação acontece muitas vezes sem termos noção: ler as legendas de um filme, olhar para as placas de trânsito,… 

5.       Precisar de mais luz

Antigamente, a tua sala parecia ter mais luz natural? Agora, precisas de iluminar melhor esta zona da casa para trabalhar, para comer, para ler,…? Pode ser nictalopia que é um sintoma associado à região ocular (não é uma doença!). Mas, se tiveres mais de 40 anos, também pode ser sintoma de catarata. Não são situações alarmantes mas devem ser seguidas por um profissional. Um exemplo? No Porto? A Óptica do Porto... com um excelente atendimento!

oculos.jpg

Conclusão: se estes sintomas forem 'familiares', não hesites em procurar uma ótica perto de ti e expor as tuas dúvidas! E se precisares de usar óculos, não é dramático… os óculos são considerados acessórios de moda, e existe uma ampla variedade de modelos, cores e estilos. 

E tu, optaste por óculos graduados ou lentes de contacto?
Categorias Relacionadas
sobre o autor
Nadine Gomes
Freelancer Marketing Consultant

Comunicar é a ‘minha praia’, quer seja em meios mais institucionais ou mais informais. Adoro um bom filme, boa...

ver perfil
17
Publicações
Dicas relacionadas