Nadine Mussá28 Jan 2020

Lojas de Arte: Não deixemos a cultura morrer.

A Cultura evolui, não morre. Visita lojas de arte!

A noção de cultura e entretenimento muda-se com os tempos. As lojas de arte, por exemplo, já não recebem o amor que outrora receberam, exceto por quem ainda tem posses para comprar um original ou tem predileção por artigos artesanais. 
 Aqui e ali elas ainda existem, a lutar por continuar a existir, e a fornecer excelentes opções a quem quer algo criativo e original à sua maneira. As lojas de arte não desapareceram mas são uma espécie quase em vias de extinção, devido a muitos artesãos verem-se obrigados a optar entre a sua paixão pela arte ou um trabalho que forneça mais segurança e estabilidade financeira. 
 Falemos, para que as mantenhamos vivas, dos diferentes tipos de lojas e galerias de arte. 
 
 
Quadros e pinturas no geral 
 
Quem aprecia arte, geralmente foca-se nas pinturas e ilustrações que decoram uma casa na perfeição. De vários traços, estilos, tipos, e adiante, estas obras existem para todos os gostos. Um quadro original, mesmo que de um autor desconhecido, quando escolhido a dedo, traz decerto o toque de personalização de que precisas para a tua casa. Existem diversos tipos de ilustração, cada qual com seu toque de especial, pelo que julgamos que se visitares estas lojas, encontrarás algo – ou várias coisas – a teu gosto e que sirvam a decoração da tua casa como uma luva. 
                                       
  
Artesanato de acessórios
 
Quem disse que joias são superiores a bijuterias? Por vezes o valor está no trabalho e empenho, não só no valor dos materiais e particularidades caras. As lojas de artesanato de acessórios oferecem uma larga escolha de pequenos tesouros feitos à mão com todo o amor possível. Talvez sejam a opção certa para ti, ou para dares como presente a alguém que te seja especial. Em alguns casos, podes até pedir que façam algo como pretendes ou personalizar um estilo de colar, pulseira, o que for, para tornar a peça mais tua, ou da pessoa a quem irás dar a peça.

Bijuteria artesanal em exposição
Bijuteria artesanal em exposição
 
Fotografia
 
A fotografia é, sem dúvida, uma arte. Nem só de retratos e selfies nas redes sociais é feita. A fotografia artística tem diversas variantes, cada qual com os seus pontos positivos, para cada tipo de gosto e apreciador da arte. Desde fotografias mais clássicas como paisagens, a fotografias do corpo humano de maneiras que eleva a sua beleza, as nuances são imensas, e com certeza haverá alguma que apele aos seus gostos. Hoje em dia vemos bastantes fotógrafos a vender o seu trabalho na rua, mas eles também estão presentes em galerias e lojas de arte, não se esqueça de espreitar a variedade de ofertas.
 
Artesanato decorativo
 
Para um toque mais pitoresco ou rústico na sua casa, varanda, ou quintal, o artesanato é uma escolha sempre acertada. Apesar de pensarmos no rústico e tosco como resultado do artesanato decorativo, esta categoria expande-se a muitos mais produtos artísticos. Em lojas de arte e artesanato poderá conhecer as imensas ideias que lhe poderão ser úteis para decorar os seus espaços à sua maneira.

Esculturas e objetos decorativos

Enquanto as esculturas ainda podem tender para algo mais caro devido ao trabalho e empenho duradouro que requerem, existem objetos decorativos, netos das estatuetas e pratos que as tuas avós tinham em casa, que te abrem todo um leque de opções. Quem sabe até gostes de opções mais vintage e encontres as peças ideais para enriquecer e dar um novo toque à decoração da tua casa. Existe arte nos objetos decorativos, claro que dependendo dos teus gostos, mas se procurares a loja certa, seja física ou online, talvez encontres exatamente o que precisas para completar essa decoração complicada de terminar. 

Lojas da especialidade
 
A fonte de todos os materiais que trazem os exemplos anteriores à vida são as resistentes lojas de produtos para artesãos e artistas darem aso à imaginação. Afinal, para ir além das ideias, há que procurar os materiais e acessórios certos para atingir a obra que idealizaram. Estas lojas ainda resistem, especializadas nos temas referidos, e podes, claro, encontrar material para arte em diversos outros sítios. Não deixemos, no entanto, as lojas de equipamento e produção de arte morrer. 

 
Assim sendo, convidamos-te a dar novas chances às lojas de arte, quer sejas cliente, artesão ou artista. Mesmo que sejas amador, nada te impede de ir buscar tintas de diversos, paletas, telas – ou outro tipo de bases – a lojas de arte, e nós acreditamos que até mesmo quem começa com pouco jeito ou nenhum, o que importa é o amor à arte ou ao hobbie. Todos os artistas começam algures, ou usam a arte como escape artístico que fica em casa. No outro espetro está quem procura ou arte já concluída, peças e ilustrações que decoram uma casa e podem destacar-se ou complementar a demais decoração de qualquer parte da tua casa. Está na hora de ires a uma loja ou galeria para comprar o que precisas: materiais artísticos, ilustrações, molduras, quadros, o que quiseres. Não deixes a cultura morrer!

Para mais sobre o tema geral, procura em cultura e entretenimento ou encontra lojas e galerias em Lisboa aqui.
 
 

 

Categorias Relacionadas
sobre o autor
Nadine Mussá
(Copy/Content) Writer

Escritora há largos anos, em vertentes desde copy a content, passando por jornalismo.

Neste projeto contribuiu...

ver perfil
14
Publicações
Dicas relacionadas